Os editoriais e a eleição presidencial de 2018 no Brasil

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Ramalho, Ítalo de Melo
Sexo
Homem
Orientador
Oliveira, Wilson José Ferreira de
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
São Cristóvão
Programa
Antropologia
Instituição
UFS
Idioma
Português
Palavras chave
Eleições no Brasil
Editoriais
Aspectos políticos
Política e governo
Eleição presidencial 2018
Resumo

As eleições de 2018 no Brasil foram marcadas por um processo de ruptura entre a substância política, em seu sentido mais profundo e mesmo desejável para uma sociedade democrática, e as formas de comunicação utilizadas para representarem as propostas das candidaturas aos/às eleitores/as de todo país, visto que foram, as eleições, determinadas por uma participação maciça da realidade virtual, incluindo aí a circulação de imagens, mensagens e, portanto, ideias, que impulsionaram não apenas as notícias verdadeiras, mas também as chamadas Fake News. Por esse motivo, a eleição presidencial de 2018 no Brasil, como um acontecimento político-histórico, pode ser analisada por diversos ângulos e/ou perspectivas a partir das tensões que a atravessam. A dissertação escolheu investigá-la tendo como objeto os editoriais dos jornais Folha de São Paulo e O Globo, analisando temas que neles orbitaram e que, influenciando outras mídias, criaram conteúdos a partir deles, terminando por atuar no universo eleitoral, colaborando para a presença do que Laclau (2013) chama de “significantes vazios” na eleição. A partir desse viés, definiram-se os principais questionamentos: Quais foram as demandas utilizadas para a construção de significantes?; Como identificar nos editoriais a formação dos sentidos das lógicas da diferença e da equivalência (LACLAU, 2018)?; e qual o papel da propaganda negativa na construção da identidade dos/das eleitores/as (OLIVEIRA, 2019)? O objetivo da pesquisa foi, a partir da análise quantitativa e qualitativa dos editoriais selecionados, criar enquadramentos interpretativos dos dados coletados, que revelassem as agências e as valências, a partir das categorias empíricas formuladas. Para isso, a base teórica contou com nomes como Ernesto Laclau (2018) e Bruno Latour (2012), circundados por Isabelle Stengers (2018), Márcio Goldman (2006), Antoine Hennion (2010) e François Jullien (1999), para sustentar a hipótese da fabricação da eleição. Em termos metodológicos, a abordagem pautou-se por quatro categorias para realizar as análises dos editoriais selecionados: a fabricação do candidato, a fabricação do eleitor, a fabricação da eleição e a fabricação do devir, estratégia utilizada para se pensar nos “atores” (LATOUR, 2012) e nas articulações de sentido que configuraram o que aqui chamamos de “fabricação da eleição presidencial de 2018”. Espera-se, com o trabalho etnográfico de análise dos editoriais, contribuir para que se possa melhor compreender a fratura histórica, social, jurídica e política representada pela eleição presidencial de 2018.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2018
Localização Eletrônica
https://ri.ufs.br/handle/riufs/15151