Marketing eleitoral e pesquisa qualitativa na estratégia de comunicação de campanha vitoriosa

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Tropardi, Lilian Rose dos Santos
Sexo
Mulher
Orientador
Chaia, Vera Lucia Michalany
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Campanhas Eleitorais
Marketing Político
Propaganda Política
Televisão na política
Resumo

Uma campanha eleitoral vitoriosa depende de uma estratégia de comunicação bem elaborada que considere as expectativas, desejos e demandas dos eleitores e eleitoras. A pesquisa qualitativa, especialmente os grupos focais, são ferramentas muito utilizadas para a definição dos temas, propostas, imagem e discurso dos candidatos e candidatas. Os resultados dos grupos focais servem para nortear a estratégia de comunicação de uma campanha eleitoral e para subsidiar as criações dos publicitários que desenvolvem o marketing eleitoral. Neste estudo mostra-se como os dados oriundos de oito grupos focais se relacionaram com os spots, inserções publicitárias de 30 e 60 segundos veiculadas no horário gratuito propaganda eleitoral (HGPE) do candidato vitorioso na eleição de 2016 à Prefeitura Municipal de São Paulo. Ao analisar as inserções publicitárias veiculadas e sua relação com as pesquisas qualitativas, pretendeu-se desvendar qual foi a estratégia de marketing adotada que levou o candidato João Dória a vitória no primeiro turno das eleições. O resultado indica que a boa utilização das pesquisas eleitorais para o desenvolvimento estratégico de comunicação e a construção bem elaborada de peças publicitárias de curta duração, como os spots, levaram o candidato à vitória.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2016
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8011034