O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: Uma Estratégia de Promoção da Imagem da Cidade

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Bruno, Joana Sarmet Cunha
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
V. 4 N. 1/2
Ano de Publicação
2002
Idioma
Português
Palavras chave
Planejamento urbano
Marketing de cidades
Produção de imagens
Políticas culturais
Novos museus
Resumo

Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura.

Referência Espacial
Cidade/Município
Niterói
Localidade
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77/61