O trabalho analisa o processo de socialização de famílias de migrantes provenientes do Estado de Minas Gerais - de meios socioculturais diversos: rural,semi-rural e urbano, residentes à época da pesquisa na Vila Helena, periferia de São Paulo. A análise desenvolvida resulta de uma tentativa de aproximação das abordagens de Sartre (1960 e 1983), Berger e Luckmann (1976) e Erikson (1976). O trabalho foi realizado com cinco grupos familiares que preencheram os seguintes critérios: apresentaram três gerações consecutivas vivas: de mulheres, as duas primeiras e mista a terceira. Através de entrevistas abertas foram obtidas informações que, posteriormente comparadas, permitiram a análise dos aspectos: nascimento, lactância, treino higiênico, atividades infantis - brinquedo, trabalho e escola. Além disso, foram analisados os valores subjacentes à ação educativa: o namoro e o casamento; os papéis sociais masculinos e femininos; as punições. Dentre as várias modificações que ocorreram no processo de socialização, acompanhando os passos migratórios familiares no sentido campo-cidade, ressaltam: o encurtamento do período de amamentação, o desaparecimento dos treinos específicos, o afastamento e a especialização dos universos masculinos e femininos, o aparecimento do sentimento de infância, a associação infância-brincadeira-escola, a transformação dos padrões de autoridade-submissão.
Socialização: um estudo com famílias de migrantes em bairro periférico de São Paulo
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Gomes, Jerusa Vieira
Sexo
Mulher
Orientador
Mello, Sylvia Leser de
Ano de Publicação
1986
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia
Instituição
USP
Página Inicial
1
Página Final
378
Idioma
Português
Palavras chave
práticas coletivas
migração
adaptação
integração
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Vila Helena
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I