Os comportamentos de ser cuidado e de cuidar permeiam todas as nossas relações afetivas e possibilitam o desenvolvimento sócio-emocional. As crianças que sofrem maus-tratos devem ser encaminhadas para instituições responsáveis por garantir os direitos que lhes foram violados, buscando com isso devolver-lhes sua dignidade e promover um saudável desenvolvimento. Entretanto, o que se verifica, muitas vezes, é um despreparo destes abrigos para receberem as crianças. Desse modo, este estudo teve como objetivo observar as interações entre as crianças residentes em abrigo e suas cuidadoras. Foram participantes desta pesquisa 20 crianças de 10 meses a cinco anos e nove meses de idade, de ambos os sexos, de um abrigo para crianças e adolescentes, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi de cunho etnográfico. Estas crianças foram observadas duas vezes por semana, em encontros de uma hora e meia, durante três meses e meio. As informações observadas foram registradas em diário de campo pela pesquisadora na primeira meia hora de cada encontro e posteriormente, realizou-se o registro completo de cada encontro. Os resultados apontaram falta de preparo das cuidadoras para cuidarem das crianças, evidenciado em situações de hostilidade verbal e poucas ocorrências de carinho, palavras incentivadoras e contato físico. Ao mesmo tempo, notou-se que as crianças buscavam incessantemente a atenção, o colo e o carinho de outros adultos freqüentadores do abrigo, como os voluntários que desenvolviam atividades na instituição, bem como da pesquisadora que realizava este estudo. Depreende-se disto a necessidade de prevenir e alterar relações insatisfatórias entre cuidadores e crianças, promovendo um ambiente saudável para seu desenvolvimento.
INTERAÇÕES AFETIVAS DE CRIANÇAS ABRIGADAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO.
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
RAQUEL DE CAMARGO BARROS
Sexo
Mulher
Orientador
GERALDO ANTÔNIO FIAMENGI JÚNIOR
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
Campinas
Programa
PSICOLOGIA
Instituição
PUCCAMP
Página Inicial
1
Página Final
89
Idioma
Português
Palavras chave
AGESSIVIDADE NAS CRIANÇAS
PSICOLOGIA INFANTIL
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004