Este trabalho — uma investigação sobre a emergência do tema do corpo nas artes visuais da década de 1990 — é composto de três capítulos. O primeiro parte da premissa de que a irrupção do corpo como um tema privilegiado na arte dos anos 1990 relaciona-se ao estabelecimento de uma crise. Ao examinar esta crise, através de uma análise dos debates levantados por alguns teóricos do corpo na contemporaneidade, o capítulo tece um panorama para a compreensão da arte do corpo produzida nos anos 1990. Já o segundo capítulo trata de como a emergência do corpo enquanto um "problema" na cultura contemporânea refletiu-se no campo das artes visuais. Além de analisar alguns artistas e exposições que obtiveram destaque internacionalmente nos anos 1990, o capítulo discute as teorias ou conceitos do "abjeto" e do "pós-humano", largamente empregados pela crítica na caracterização da arte do corpo do período. Já o terceiro e último capítulo examina a arte do corpo realizada no Brasil tendo como parâmetros o 25º Panorama de Arte Brasileira (1997) e o segmento Um e Outro da XXIV Bienal de São Paulo (1998). Duas das mostras periódicas de maior prestígio no país, o Panorama e a Bienal atestam a importância assumida pelo tema do corpo na arte brasileira dos anos 1990
Corpo e Artes Visuais nos anos 1990: Panorama de 97 e Bienal de 98
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Priscilla Ramos da
Sexo
Mulher
Orientador
Couto, Maria de Fatima Morethy
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
(N/I)
Programa
Artes
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Arte moderna
Corpo
Arte brasileira - 1990
Bienal Internacional de São Paulo
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
década de 1990
Localização Eletrônica
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284269