O Museu de Arte Moderna e a trajetória do Concretismo carioca

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho
Título do periódico
Estudos Históricos^l Rio de Janeiro ^d 2006
Volume
v. 2, n. 38
Idioma
Português
Palavras chave
museu
concretismo
modernização
Grupo Frente
Museu de Arte Moderna
Resumo

Este trabalho discute a formação do núcleo do concretismo carioca na década de 50, a partir do Grupo Frente e das redes de sociabilidade construídas nos cursos de Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Busca-se entender o papel do Museu nas artes plásticas, em meio à lógica modernizadora desse período, como instituição orientada para práticas artísticas de inovação. Da mesma forma, procura-se entender de que modo relações de amizade e afinidade se constroem no aprendizado do ofício do artista, criando modos coletivos de pensar a modernidade e o Brasil: visões de mundo que se expressam nas obras de arte, nos discursos sobre o fazer artístico e nas afirmações de identidade contra grupos rivais.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
década de 1950