Ainda estávamos retomando o fôlego que nos foi tirado durante a pandemia, quando o UrbanData-Brasil/CEM, coordenado pela professora Bianca Freire-Medeiros, recebeu um convite irrecusável: fortalecer o projeto “Biblioteca Virtual e Percurso Histórico por Imagens: História e Memória da Rocinha”.
À frente da iniciativa estavam Rafael Soares Gonçalves, coordenador Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS/PUC-Rio), e Antonio Carlos Firmino, cofundador do Museu Sankofa: Memória e História da Rocinha.
Era a oportunidade perfeita de o UrbanData-Brasil rever e atualizar dados e parcerias com um dos territórios mais vinculados à trajetória da Profa. Licia do Prado Valladares, idealizadora e fundadora do nosso banco de dados. Com a aprovação no edital da FAPERJ voltado ao Parque de Inovação Social e Sustentável da Rocinha, demos início aos trabalhos.
À nossa equipe coube atuar em duas frentes: na produção de cinco episódios para a série “Museu Sankofa” do Urbanidades: o podcast do urbano brasileiro; e no levantamento, classificação e inserção dos dados desse levantamento no nosso banco de dados.
Dois anos depois, vem a público o livro ROCINHA: UMA FAVELA EM BIBLIOGRAFIA, com 243 trabalhos catalogados, cobrindo sete décadas (1952 a 2022)!
Quer conhecer quais são as principais temáticas e campos disciplinares desses trabalhos? Tem interesse em saber quem os publicou, seu contexto institucional e como se alteram ao longo do tempo?
É só baixar a publicação gratuitamente!