Inscrições abertas para a disciplina “Leituras Avançadas em Sociologia das Mobilidades” do PPG de Sociologia da FFLCH/USP, ministrada pela Profª Dra Bianca Freire-Medeiros

disciplina

Ecoando as premissas da linha de pesquisa “CIDADES: Interações, desigualdades e (i)mobilidades socioespaciais”, a esta disciplina corresponderá um programa intenso sobre a “virada das mobilidades”. A costura entre reflexão teórico-conceitual e pesquisa empírica atravessará o curso, daí o formato de “leituras avançadas”.

📖 Espera-se que discentes construam pontes de interlocução entre a bibliografia e o seu próprio campo de pesquisa, fazendo uso criativo da lente das mobilidades diante de objetos, temas e escalas de observação variados.

✅ Conteúdo:

I. The New Mobilities Paradigm (NMP): antecedentes, interlocutores e propagações.

II. Mobilidades socioespaciais como chave interpretativa das iniquidades no contemporâneo: regimes de mobilidade e capital de rede; mobilidades urbanas; o debate latino-americano e as interseccionalidades; o sistema de automobilidade e o “mundo do crime”.

III. Experimentações metodológicas.

Alunos Especiais – 1º semestre de 2024, Inscrição até dia 21/02/2024.

Link para inscrição: https://ppgsociologia.fflch.usp.br/form/inscricao-para-aluno-especial-1o