![Imagem_Licia](/sites/urbandatabrasil.fflch.usp.br/files/2022-02/licia_foto.jpg)
Nota redigida, em nome do Departamento de Sociologia, pela Professora Bianca Freire-Medeiros, coordenadora do UrbanData-Brasil:
Na manhã do dia 28 de novembro, a sociologia urbana acordou menor com o falecimento de Licia do Prado Valladares.
Professora aposentada da Universidade de Lille e pesquisadora associada do IESP/UERJ, Licia marcou definitivamente os estudos urbanos no Brasil. Sem suas pesquisas sobre as favelas cariocas, o entendimento das desigualdades históricas que atravessam e estruturam nossas cidades seria certamente mais “dogmático” (para usar uma expressão que lhe era cara); sem o seu investimento na recuperação dos acervos de diferentes intelectuais – Victor Tavares de Moura, Anthony e Elizabeth Leeds, entre outros – não teríamos acesso à boa parte da memória sobre a emergência do urbano como campo de reflexão entre nós.
Em fins dos anos 1980, Licia criou o UrbanData-Brasil: banco de dados bibliográfico sobre o urbano brasileiro, antecipando recursos de busca que viriam a se tornar populares com a consolidação da Internet. Atualmente sob coordenação da Profa Bianca Freire-Medeiros, o projeto encontra-se vinculado ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP) e ao Laboratório de Pesquisa Social do Dept. de Sociologia (LAPS/USP).
Desde que a notícia de sua morte por parada cardíaca foi divulgada, a comunidade intelectual tem lançado mão de predicados como “brilhante” e “visionária”, mas também “generosa”, “solidária” e "divertida" para se referir à Professora Licia e celebrar seu legado. O Departamento de Sociologia faz coro a esse reconhecimento tão merecido àquela que formou, de maneira dedicada e comprometida, toda uma geração e que seguirá inspirando novos cientistas sociais a fazer das cidades objeto de investigação.
Nossa solidariedade a seu esposo, o sociólogo Edmond Préteceille, a seus filhos Leonardo e Paulo, aos demais familiares e amigos.
Licia Valladares: presente!
RC21