“Parei na contramão”: faixas cruzadas na invenção da MPB

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Neder, Álvaro
Título do periódico
Estudos Históricos^l Rio de Janeiro ^d 2012
Volume
v. 25, n. 49
Idioma
Português
Palavras chave
MPB
música popular brasileira
Tropicália
Resumo

Nos estudos da MPB dos anos 1960, estabeleceu-se uma narrativa hegemônica que atribui a esse movimento um caráter “de cúpula” e retrógrado, enquanto idealiza a Tropicália como o ápice da evolução musical. Identificando nessa narrativa problemas como o evolucionismo e a ideologia da identidade nacional, este artigo propõe a revisão da história do período a partir dos métodos histórico e etnográfico, utilizando exame de documentos, entrevistas e análise etno/musicológica de canções. Conclui-se que a participação popular foi importante para a MPB, terreno contraditório que produziu identidades complexas e colocou em questão a ideologia mestiça e a dominação patriarcal.

Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Localização Eletrônica
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