Vozes e Imagens do Morro: as favelas cariocas no cinema brasileiro

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Leite, Márcia da Silva Pereira
Título do periódico
Cadernos de Antropologia e Imagem,
Volume
v.11, n.2
Ano de Publicação
2000
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Resumo

O artigo analisa a imagem das favelas em dois períodos do cinema brasileiro: nos anos 50/60, com Rio 40 Graus, Rio Zona Norte e Cinco Vezes Favela, e, nos anos 90, com Como Nascem os Anjos e Orfeu. Examina as representações de favelas com que estes filmes operam e o modo como apresentam a relação destas com o restante da cidade, destacando proximidades e afastamentos entre os olhares característicos de cada período. Argumenta que os filmes recentes estabelecem um diálogo com a tradição do Cinema Novo, quando expõem o que, para as grandes cidades brasileiras, parece ser hoje um dos principais nervos da sociedade: a violência, o tráfico de drogas, os conflitos entre asfalto e favelas, traficantes e policiais, pobres e ricos. Ao fazê-lo, apontam novos formatos da questão social no país, indicam aluns dos limites para sua solução e apresentam as (novas) vozes do morro, bem com as alternativas que gestam.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Anos 1950-1960