O Subúrbio e a Cidade: notas para uma geografia das escolas de samba no Rio de Janeiro (1920-1940)

Tipo de Material
Outros
Autor Principal
Fernandes, Nélson da Nóbrega
Ano de Publicação
1996
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Descrição Adicional
IV Seminário História da Cidade e do Urbanismo - PROURB/FAU/UFRJ
Idioma
Português
Resumo

Trata-se de estudo sobre os subúrbios do Rio de Janeiro e seu significado no imaginário da cidade. Nas referências e nos modelos tradicionais do Urbanismo o subúrbio tem sido visto como o lugar de trabalhar, subjugado à cidade, o lugar da festa e do mandar. Para José de Souza Martins essa perspectiva dicotômica entre o subúrbio e a cidade remonta ao absolutismo e ao poder colonial, sendo um modo de ver a geografia e a história da cidade onde o subúrbio não aparece em seu espaço e tempo, o que explica as raras exceções entre os pesquisadores que encontram no subúrbio algo além do lugar do silêncio e da falta de cultura. A modernização acentuou ainda mais este imaginário do subúrbio pois, segundo Lefebvre (1992: 16,17), um dos objetivos essenciais da estratégia de Haussmann em suburbanizar o proletariado era justamente afastá-lo do encontro, do sentido da obra e promover a alienação suburbana. É neste ponto que as escolas de samba interessam ao tema modelos e referências urbanísticas, porque elas são, em grande parte, uma obra produzida no subúrbio carioca. Seu desenvolvimento e ascenção no panorama cultural da cidade e da nação, o reconhecimento de que se trata do maior espetáculo da Terra, são fatos que demostram que, ainda que parcialmente, ao nível da cultura - o que não é pouco -, a estratégia de Haussmann, aqui reproduzida várias vezes, de enxotar as classes perigosas para as periferias e assim produzir o que Lefebvre chamou de urbanização desurbanizada e desurbanizante, fracassou. Fracassou porque aqueles que foram excluídos da obra, do encontro e do centro urbano foram capazes de recriar, nos subúrbios e nas favelas, o sentido da obra. E de lá, todo ano, descem em organizadíssimo exército do prazer para reconquistar a cidade pela via da festa, da arte e da cultura. Nestas notas para uma geografia das escolas de samba pretendemos fazer algumas indicações sobre a contribuição dos subúrbios cariocas ao processo de formação e desenvolvimento destas agremiações, observando os espaços vivenciados por seus atores, as relações estabelecidas entre eles, suas trocas e a rápida conquista da cena urbana alcançada por essa manifestação cultural.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1920-1940