O traçado do Ramal Férreo, ainda em 1894, foi um dos primeiros trabalhos executados pela Comissão Construtora da Nova Capital do Estado de Minas Gerais, para a configuração do plano urbanístico da cidade. Nos extremos do ramal foram edificados estações como verdadeiros portais da cidade. Na primeira metade deste século, a obra pioneira dos engenheiros politécnicos do século XIX, tornar-se-ia obsoleta e outras alternativas foram buscadas, como a proposta pelo engenheiro Lincoln Continentino, publicada em 1964, que, mais uma vez, revela a sua visão de conjunto para o enfrentamento dos problemas urbanísticos da cidade.
O Ramal Férreo de Belo Horizonte Revisitado a Partir das Críticas do MOREL: 1894 -1964
Tipo de Material
Outros
Autor Principal
Lima, Fábio José Martins de
Ano de Publicação
1998
Local da Publicação
Campinas
Descrição Adicional
V Seminário História da Cidade e do Urbanismo
Idioma
Português
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Belo Horizonte
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Referência Temporal
1894 - 1964