A dinâmica dos fluxos urbanos está diretamente envolvida com a mobilidade e a atratividade dos usos. Como reflexo, a relação de causa e efeito entre o desenvolvimento do espaço urbano e a infraestrutura, além de complexos nunca são imediatos. Esta pesquisa observa o plano de desenvolvimento do espaço urbano pela perspectiva da mobilidade, das conexões e da acessibilidade pelas lentes do conceito do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte, em busca de requalificação urbana. O Plano 2030 da cidade de Bordeaux ilustra um plano urbano que integra equipamentos urbanos, o uso do solo e mobilidade, com ênfase para sustentabilidade e qualidade de vida, baseado no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No contexto brasileiro, a cidade de Santos é abordada devido à implantação do primeiro VLT do paulista e visa requalificar as áreas de intervenção do projeto. Para tal observação, foi feita a leitura e a reprodução iconográfica dos planos diretores dos dois casos e posteriormente analisados através do mesmo parâmetro de categorias elaboradas para esta pesquisa. A pesquisa tem como objetivo encontrar elementos dos projetos estudados que alcancem requalificação urbana.
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como instrumento de requalificação urbana no âmbito do DOT: Desenvolvimento Orientado pelo Transporte
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Hidalgo, Patricia de Amorim
Sexo
Mulher
Orientador
Carlos Leite de Souza
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
mobilidade urbana
transporte público
estação intermodal
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Santos
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
País estrangeiro
França
Especificação da Referência Espacial
Bordeaux
Referência Temporal
Século XXI
Localização Eletrônica
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26107